quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Trata da indecência

Há coisas que me tiram do sério, verdadeiramente. Dá-me logo vontade de armar a senhora de cama incerta.

Estava eu muito bem sentada a anestesiar o cérebro quando dou de caras com uma notícia que me pareceu absurda.

Como em tantas outras coisas da minha existência a culpa foi minha, já devia saber que não devo ver a CNN depois de determinada hora. Mas não. A Aninhas tinha de ir ver a CNN e querer saber o que se passa no mundo. Bem feita.

Começo por fazer referência ao canal para que mais ninguém caia no mesmo erro que eu:«ai que piada tão gira! mas fogo! não deviam brincar com isto, mas espera! isto é um canal sério, a notícia também deve ser»

A notícia que me deixou estupefacta foi o facto de a Índia, sim, a Índia, estar prestes a fazer um lançamento de um satélite lunar. Custo da brincadeira? 79 milhões de dólares.

Claro que os senhores têm todo o direito a fazer a exploração espacial que quiserem, qualquer nação soberana ou nem por isso tem o mesmo direito.Não é a iniciativa que me choca, é proveniência.

A Índia acordou uma bela manhã e resolveu ser uma super potência em todas as frentes, e já são, em muitos campos. Avanços espantosos ao nível da medicina. Engenheiros fantásticos, altamente disciplinados e inteligentes. São um dos principais exportadores de «cérebros» para os Estados Unidos da América.

Mas caramba... São também um país com diferenças abissais entre os seus habitantes (herança do sistema de castas que persiste ainda, mas só isso não me serve para ir dormir mais descansada). A miséria marca presença constante e bem visível em qualquer das suas cidades.

Vai daí o que faz o governo? Cria programas de desenvolvimento para apoiar a população mais desfavorecida?(e até lhes dava jeito, sempre eram mais mentes que não se desaproveitavam e a educação é o primeiro passo para bem desenvolver um país). NOPES. Desenvolve alguma forma de não ter tantas pessoas a morrer à fome ou com a quantidade de doenças que grassam pelo país? NOPES. Pensa nalguma forma de melhorar o bem estar da população? NOPES. Mandam um satélite para o espaço para estudar o solo lunar. Isso é que é um grande investimento. Parece que pretendem descobrir alguma forma de energia que possamos utilizar aqui no 3º calhau a contar do sol.(Viável como tudo esta solução, o petróleo vai acabar e agora quero um carro movido ao que quer que exista na lua-e não estou a falar de sonhos).

Sempre a aprender. Hoje aprendi que um governo que tem uma quantidade tão grande de problemas para resolver mas resolve assobiar para o lado enquanto os seus cidadãos morrem de fome e investir em brinquedos caros só pode ter um nome:INDECENTE.

Sem comentários: