quinta-feira, 20 de novembro de 2008

uma tremenda surpresa!

Quando eu andava no secundário, a preparar o que se esperaria que fosse um grande futuro, tive oportunidade de aprender uma série de coisas úteis e outras nem tanto.

Claro que tive de perder muito tempo com professores que não valiam um tostão e que nalguns casos percebiam menos da matéria em causa do que eu (que saudades da minha professora de inglês do 11º ano...fez-me perceber que se ela tinha um emprego não seria difícil para mim conseguir um também)-para esses há uma palavrinha que não posso deixar de lhes dedicar:isto de ser avaliado, e ser obrigado a ser competente, e deixar de estupidificar pessoas dói, não dói?

Parêntesis à parte existe uma matéria que nunca considerei tempo perdido, o estudo da maravilhosa língua portuguesa. Sério. Com todas as suas obras literárias, com todos os nossos autores de talento sublime, com todos os nossos poetas (Fernando Pessoa allez, allez) e principalmente com todas as suas figuras de estilo.

A minha preferida? Sem dúvida que foi desde sempre a ironia. É a que vejo ser aplicada mais vezes na vida real, e é também a que utilizo com mais frequência. Sei que me vou dar bem com uma pessoa quando ela compreende os meus momentos de ironia. Também é dessa forma que sei reconhecer uma pessoa inteligente, não há melhor teste que esse.

Direi mais, direi que a minha grande paixão (ou seja lá isso aquilo que for, enfim...aquela pessoa mais especial de todas, que dificilmente será ultrapassada), persistiu durante imenso tempo precisamente por isso, nunca tinha que rematar qualquer frase, nem qualquer piada, com o clarificar da coisa «estou a ser irónica». Poupava-me imenso a paciência e isso é algo que eu adoro.

Enfim...tudo isto para chegar a este ponto: mais uma vez vi a ironia reflectida neste portuguesa maneira de existir quando li no jornal que o nosso amado, mui amado, Teixeira dos Santos tinha sido considerado pelo Financial Times o pior ministro das Finanças da União Europeia. Que tremenda surpresa!

1 comentário:

Anónimo disse...

tremenda surpresa ??
Tás a ser irónica, não tás!?

LOLOLOLOL :D

grande post!
beijos miga,
Nuno